segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Aproveitanto o momento registro minhas reflexões.

A CENTÉSIMA TÉCNICA


                Alongar o ponto de vista e fortalecer a percepção para refletir sobre o que seria a centésima técnica.
                O Ato chamado Fisioterapia começou há muito tempo como citam Rebelatto e Botomé, com peixes elétricos, energias físicas e até quem sabe em atos instintivos de friccionar a mão para aliviar desconfortos e dores - massagear. Em princípio esse foi o embrião de um sistema organizado que hoje interage numa equipe de saúde - Fisioterapia.
                Já fomos pequenos órgãos que atendiam as elites, crescemos e interagimos sistemicamente em várias áreas da saúde humanizada. Agora precisamos reeducar nossa postura global e ver além do fisioterapeuta, a Fisioterapia.
                É urgente uma mudança no modo de articular a categoria para possibilitar uma melhor funcionalidade profissional. Somos além de Mulligan, Maitland, Pilates, Iso Streching, RTA, RMA, etc. Fomos aos lares, visitamos famílias, estamos em hospitais, terapias intensivas, invadimos da baixa a alta complexidade, até brigamos por espaço com outras áreas de conhecimento. Somos mais que a soma de todas as técnicas, buscamos a integralidade e arriscamos o holismo mais do que nunca e ainda assim, pouco nos conhecemos.
                Sabemos que andamos de branco, com jaleco, de gravata, salto alto, tênis, abrigo, bermuda e até roupa de banho. Estamos no solo, na água e começando a explorar o espaço também. Fazemos amigos no trabalho e cúmplices de jornadas desafiadoras. Talvez, pela rapidez com que crescemos nos desconhecemos agora. E assim, como uma Neo-Fisioterapia estamos nos diferenciando, quase distanciando. Exceto na causa propulsora de todo esse movimento- O Ser Humano- ora, usuário, cliente, paciente, amigo e parceiro. De onde surgiu e surgirão todas as técnicas.
                Agora entendo porque quem se trata com fisioterapia, Faz Fisioterapia e não a recebe.